Cheyne Capital e Toscafund presentes no lançamento de cinco Newcits

Fonte: Wikinotícias

Reino Unido • 6 de julho de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A lista de empresas envolvidas em hedge funds a lançar fundos de investimento Newcits, em conformidade com a directiva UCITS III, continua a crescer, sendo reveladas mais cinco.

As empresas que, esta semana, anunciam planos Newcits são a Toscafund, a Trycon GCM em Frankfurt, a Cheyne Capital e a Castlestone Management, enquanto a Merchant Capital e a plataforma espanhola Tressis também se aliaram num fundo de investimento de curto e longo prazo.

Toscafund prepara-se para lançar uma versão UCITS da sua estratégia de hedge funds de 110 milhões de dólares com limites pequenos e médios, respondendo à procura por parte de clientes privados. Esta terá o mesmo nome do hedge fund – Tosca Mid Cap – e a empresa julga que será possível reproduzir a estratégia dentro do formato da UCITS. A empresa referiu que será o seu primeiro e último lançamento em formato UCITS.

Uma outra empresa de investimentos alternativos a entrar neste espaço é a Cheyne Capital, que irá lançar um fundo UCITS de fusões e aquisições.

Entretanto, na Alemanha, a Trycon está a lançar um fundo de investimento a curto e longo prazo, designado TRYCON Basic Invest HAIG, que visa rendimentos de 8% a 10% ao ano, com uma volatilidade de 6% a 8%. Irá investir em trinta mercados internacionais, assumindo posições de curta e longa duração nos derivativos indicados de índices de acções, taxas de juro, obrigações e divisas. "Com a estrutura UCITS III, estamos a conservar os benefícios de uma estratégia de retorno absoluto, oferecendo ao mesmo tempo as vantagens adicionais de um ambiente bem regulado, particularmente em termos de transparência e liquidez", referiu Michael Guenther, director executivo da Trycon, sobre o novo fundo.

Noutra área, a Merchant Capital está a angariar particulares, na Europa, com elevados activos líquidos para o seu fundo de investimento a curto e longo prazo, o Merchant European Equity. Numa estratégia de mercado neutro, assumirá vinte posições longas e vinte posições curtas num universo de seiscentas acções. A sua exposição bruta não irá exceder os 180%, enquanto que a sua exposição líquida não excederá mais ou menos os 20%. O fundo será gerido pela Merchant Capital, mas Robert Maxwell, da espanhola Tressis, actuará como consultor de investimentos.

"Estamos em crer que um fundo de investimento deste tipo, dentro da estrutura da UCITS facultada pela Merchant Capital, será muito bem recebido pelos investidores que procuram rendimentos consistentes com baixa volatilidade", afirmou Maxwell. A Merchant Capital, que actua como uma plataforma para hedge funds a lançar fundos UCITS, prevê que será envolvida em mais lançamentos num futuro próximo.

"O fundo de investimento da Tressis é um óptimo exemplo do nosso desejo de proporcionar aos gestores de investimentos inovadores o apoio operacional e regulador essencial para colocar rapidamente no mercado as suas ideias em termos de investimentos", declarou George Cadbury, um director da Merchant Capital. "Estamos neste momento numa fase adiantada de discussão com uma série de outras empresas de gestão de fundos de investimento, avaliando seriamente a possibilidade de nos utilizarem para o lançamento de fundos UCITS durante este ano."

Fontes