Chega a 12 número de municípios catarinenses em estado de calamidade

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

Agência Brasil

28 de novembro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Doze municípios de Santa Catarina já decretaram estado de calamidade pública após a seqüência de temporais que atingiu o estado, sobretudo, no último fim de semana. Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Blumenau, Luis Alves, Itajaí, Rodeio, Itapoá, Brusque e Ilhota já não dão conta de manter os serviços essenciais prestados à população e precisam de ajuda externa para atendimento às vítimas.

De acordo com o último boletim divulgado hoje (28) pela Defesa Civil de Santa Catarina, o número de mortos permanece 99, liderado por Ilhota (29), Blumenau (22) e Gaspar (15). Até o momento, 78.707 pessoas estão desabrigadas e desalojadas na região e, oficialmente, outras 19 estão desaparecidas.

A Defesa Civil comunicou ainda que um engenheiro realiza, das 7h às 12h de hoje, um procedimento denominado purga no gasoduto rompido no bairro de Belchior, na região de Gaspar (SC). O procedimento consiste na colocação de nitrogênio para expulsar o gás que permanece no interior do duto. O boletim esclarece que pode haver cheiro de gás no local, mas que a operação não oferece nenhum risco à população. A previsão para o reparo do gasoduto é de 20 dias.

Fontes