Chefes de Estado se reúnem hoje em cúpula da Apec

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

10 de novembro de 2014

China

Começou nesta segunda -feira (10) o encontro dos líderes dos países-membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Pequim, na China. Os chefes de Estado Barack Obama (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia), Shinzo Abe (Japão) e o presidente chinês, Xi Jinping, já começaram as conversas e fizeram discursos sobre a economia e o futuro do bloco.

Hoje devem ser discutidos o aprofundamento da integração econômico-regional e o aperfeiçoamento da infraestrutura da região. Amanhã (11), as reuniões devem focar nos investimentos. Após dois anos de poucos contatos entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o seu colega japonês, Shinzo Abe, os dois tiveram uma reunião em que anunciaram diversas parcerias e melhorias em acordos. Xi Jinping disse que os dois países devem ter um "relacionamento estável e saudável".

Os chineses esperam que as relações bilaterais voltem a ser normalizadas e pediram que os japoneses cumpram compromissos assinados há alguns anos. Shinzo Abe disse que o "desenvolvimento pacífico da China oferece importantes oportunidades ao Japão". Entre os pontos de discórdia na relação das duas nações, está o problema das ilhas Senkaku. Elas não são habitadas e são controladas por Tóquio. O governo central da China diz que elas pertencem ao país .

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati