Chefe militar queniano morto em acidente de helicóptero, diz presidente
19 de abril de 2024
O chefe militar do Quénia estava entre as nove pessoas mortas num acidente de helicóptero na quinta-feira, segundo o presidente queniano, William Ruto.
O general Francis Ogolla, chefe das forças de defesa do Quénia, estava no helicóptero com outros 11 militares. Duas pessoas sobreviveram ao acidente e estão hospitalizadas.
Pouco depois da descolagem, o helicóptero caiu no Vale do Rift, no Quénia, no oeste do país, e pegou fogo, informou a imprensa local.
Ruto classificou o incidente como um “momento trágico” durante entrevista coletiva.
“Nossa pátria perdeu um de seus generais mais valentes”, disse Ruto. “A morte do General Ogolla é uma perda dolorosa para mim.”
Anteriormente, Ruto convocou uma reunião urgente do conselho de segurança queniano.
Ogolla ingressou nas Forças de Defesa do Quênia em 1984, onde treinou como piloto de caça na Força Aérea dos Estados Unidos e como piloto instrutor na Força Aérea do Quênia, de acordo com um perfil do Ministério da Defesa.
Ogolla acabou chefiando a Força Aérea Queniana antes de ascender a vice-chefe militar.
Ruto promoveu Ogolla para liderar o exército no ano passado. Na época, Ruto acusou Ogolla de participar de uma tentativa de anular o resultado das eleições presidenciais de 2022, mas disse ser a pessoa mais qualificada para o cargo.
Fonte
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Kenyan military chief killed in helicopter crash, president says — VOA News, 18 de abril de 2024