Chefe do Escritório de Direitos Humanos da ONU critica Coreia do Norte
10 de novembro de 2022
James Heenan, o novo chefe do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Seul, deu uma entrevista coletiva em Seul no dia 10 e disse: "A Coreia do Norte deve usar os fundos usados para mísseis para os direitos humanos de seu povo".
Heenan disse: “O que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), bem como o escritório de Seul, tem falado ao longo dos anos é usar recursos usados para fins militares para satisfazer os direitos humanos”.
“A não utilização de recursos por si só é uma violação significativa dos direitos humanos”, afirmou.
O diretor Heenan também disse: “É importante para o Escritório de Direitos Humanos da ONU denunciar violações de direitos humanos à comunidade internacional, mas também é importante descobrir como responsabilizar aqueles que cometeram violações de direitos humanos”. “O trabalho do escritório de direitos humanos é descobrir se a responsabilidade pode ser estabelecida", disse ele.
O diretor Heenan, que é da Austrália, foi nomeado para a Coreia do Sul no dia 2 do mês passado e começou seu trabalho reunindo-se com organizações norte-coreanas e o embaixador sul-coreano para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, Lee Shin-hwa.
Fontes
- ((ko)) Redação. 신임 서울 유엔인권사무소장 "북한 미사일에 쓸 돈, 주민들에게 써야" — Voz da América, 10 de novembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |