Chefe da ONU exorta países a fazerem mais para evitar mudanças climáticas

Fonte: Wikinotícias

13 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Já com foco na próxima conferência anual da ONU sobre o clima, conhecida como COP26, que se realizará em Glasgow, na Escócia, em novembro, Antônio Guterres, chefe da Organização, disse que “o mundo continua muito longe da meta" do Acordo de Paris de reduzir as emissões de carbono. Ele exortou os países a chegarem a zero emissões, dizendo que “as principais economias e os membros do G20" deveriam liderar a iniciativa.

Especificamente, Guterres falou que o carvão deveria ser eliminado gradualmente, mas completamente, até 2040, e que os governos deveriam direcionar os financiamentos do setor para projetos que usem energia limpa. “Temos a obrigação moral de fazer muito melhor", acrescentou.

Países pobres x países ricos

Guterres também pediu que os países ricos cheguem à próxima COP com um plano de ajudar os países mais pobres pronto. "Os países desenvolvidos devem cumprir seu compromisso firmado há mais de dez anos e reafirmado em Paris de mobilizar US$ 100 bilhões por ano em financiamento de projetos climáticos nos países em desenvolvimento", disse.

Notícia Relacionada

Fontes