Chefe da ONU: Soberania da Moldávia não deve ser minada
9 de maio de 2022
O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou preocupação com o potencial de propagação da invasão da Rússia na Ucrânia, durante uma visita à capital da Moldávia na segunda-feira.
“O impacto da guerra na Ucrânia em toda a região e no mundo é profundo e de longo alcance; as consequências da escalada são assustadoras demais para serem contempladas”, disse Guterres durante uma entrevista coletiva conjunta com a primeira-ministra da Moldávia, Natalia Gavrilita, em Chisinau.
“Estou profundamente preocupado com a continuação e a possível propagação da guerra que a Rússia está travando na Ucrânia e com o impacto que está causando não apenas na região, mas em todo o mundo”, disse o chefe da ONU.
A invasão da Rússia interrompeu as exportações de trigo, milho, óleo de girassol e fertilizantes da região do Mar Negro, bem como aumentou os preços dos combustíveis em todo o mundo.
Guterres está na Moldávia em uma visita de dois dias para expressar apoio internacional ao vizinho ocidental da Ucrânia, que viu cerca de meio milhão de refugiados entrar no país e 90.000 permanecem, muitos em lares moldavos.
“A Moldávia é um país pequeno com um grande coração”, disse ele, observando que seus recursos são limitados.
Há também preocupação internacional de que a Moldávia possa ser uma possível segunda frente da Rússia contra a Ucrânia, por meio de sua região separatista da Transnístria, apoiada pelo Kremlin.
“A Moldávia está na linha de frente da preservação [da] paz e estabilidade no mundo”, disse Guterres.
Fontes
- ((en)) UN Chief: Moldova’s Sovereignty Must Not Be Undermined — Voz da América, 9 de maio de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |