Charles III será coroado rei em maio de 2023

Fonte: Wikinotícias

12 de outubro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Charles III do Reino Unido será coroado Rei na Abadia de Westminster, em Londres, em maio de 2023, anunciou o Palácio de Buckingham ontem. Charles tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, no mês passado, mas uma grande cerimônia, cheia de pompa, será realizada no dia 6 de maio para coroar Charles. Sua esposa, Camilla, também será coroada.

A cerimônia será conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Igreja Anglicana, como é a tradição, que começou com Guilherme, o Conquistador, em 25 de dezembro de 1066. Charles é o 41º monarca da linhagem que remonta a Guilherme a ser coroado na Abadia e, aos 73 anos, será o monarca mais velho a receber a coroa.

Sua mãe, que morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi coroada em 2 de junho de 1953 na primeira cerimônia do tipo a ter sido televisionada na TV britânica. Ela reinou por 70 anos, o que é um recorde entre todos os reis e rainhas britânicos.

Como será a cerimônia?

"A coroação refletirá o papel do monarca hoje com vistas para o futuro, enquanto estará enraizada em tradições e pompa de longa data", diz o comunicado. O que isto significa? Apesar do Palácio ter anunciado que "mais detalhes serão anunciados oportunamente" a imprensa especula que haverá menos pompa do que nas coroações anteriores: menos convidados, por exemplo, e menos luxo, o que representará menos gasto de dinheiro.

Apesar de não ser oficial, há alguns anos a imprensa também especula que Charles sempre teve o desejo de diminuir a Família Real, assim "enxugando" a Casa Real e reduzindo o grupo de trabalho ao mínimo. Sua mãe reinou ao lado, além de filhos e netos, até de alguns primos - o Duque de Kent, o Duque de Gloucester e o Príncipe Michael de Kent - o que representava gastos para a Casa Real, já que vários deles exerciam atividades em nome da Monarquia e recebiam pagamento por isto, além de morarem em residências reais, o que gerava gastos também com pessoal.

No caso de Charles, ele sequer deu o título de Príncipe e Princesa para seus netos Archie e Lilibeth, já que seus pais Harry e Meghan se afastaram da Casa Real há dois anos e se mudaram para os Estados. Com isto, eles não terão qualquer direito, sequer o de segurança policial especial, quando estiverem no Reino Unido.

Notícias Relacionadas

Fontes