Chanceler russo pede desmilitarização da Ucrânia
28 de dezembro de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pediu repetidamente à Ucrânia que se desmilitarizasse.
De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, o ministro Lavrov disse: "Pedimos que desmilitarizemos e desnazifiquemos áreas controladas pelo regime ucraniano, incluindo nossos novos territórios, e eliminemos as ameaças à segurança da Rússia nessas áreas".
"A questão é simples. A Ucrânia fará isso por si mesma, ou nossos militares decidirão por isso."
Os comentários de Lavrov são interpretados como apelos à retirada completa e desmilitarização das forças ucranianas do leste da Ucrânia ocupada pela Rússia.
"O objetivo estratégico dos Estados Unidos e de seus aliados da Otan é enfraquecer ou mesmo destruir a Rússia por meio da guerra", disse Lavrov, acrescentando que as relações normais entre os Estados Unidos e a Rússia não podem ser mantidas.
Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram planos de adicionar US$ 1,8 bilhão em ajuda à Ucrânia, incluindo o sistema de defesa aérea Patriot, bem a tempo da visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington.
Enquanto isso, o presidente Zelensky disse em um vídeo na noite passada que o ataque da Rússia à infraestrutura está deixando cerca de 9 milhões de pessoas, um quarto da população total da Ucrânia, sem energia.
Fontes
- ((ko)) Redação. 러시아 외무 “우크라이나 스스로 비무장하지 않으면 우리가 해줄 것” — Voz da América, 28 de dezembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |