Chávez vence referendo e afirma ser pré-candidato para 2012
16 de fevereiro de 2009
Diante da vitória no referendo de ontem (15), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que o processo abre caminho para a consolidação de uma revolução socialista no país. O resultado aprova a emenda constitucional que coloca um fim ao limite para reeleição aos cargos públicos e permite que Chávez possa se candidatar a um terceiro mandato nas eleições de 2012. As informações são da BBC Brasil.
"Hoje começa o terceiro ciclo histórico, de 2009 a 2019. Abrimos a porta do futuro para continuar transitando a caminho da dignidade e esse caminho não tem outro nome: é socialismo", afirmou Chávez, ao dirigir-se a seus simpatizantes na varanda do Palácio de Governo. O local havia sido cercado por uma multidão vestida de vermelho, a cor do chavismo, antes mesmo do anúncio da vitória.
O líder venezuelano discursou acompanhado das filhas, dos netos e de ministros de governo, e o ato foi transmitido por cadeia nacional de rádio e de televisão. Para Chávez, o povo de seu país havia escrito uma "página memorável" na história da Venezuela.
Após o discurso do presidente, partidos de oposição reconheceram a vitória do governo, mas denunciaram que a opção do sim obteve vantagem devido ao uso da máquina do Estado durante a campanha eleitoral.
De acordo com o primeiro boletim divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o sim obteve 54,36% dos votos, enquanto o não registrou 45,63%. Até ontem (15), 94,2% das urnas haviam sido apuradas. A participação, uma das mais altas dos últimos pleitos, foi de 67,05% dos cidadãos venezuelanos com direito a voto.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Chávez vence referendo e afirma ser pré-candidato para 2012— Agência Brasil, 16 de fevereiro de 2009
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|