Chávez ameaça nacionalizar companhias de alimentos

Fonte: Wikinotícias

5 de fevereiro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta segunda-feira o presidente Hugo Chávez disse que ele pode nacionalizar grandes companhias de distribuição de alimentos, em meio a escassez de produtos no mercado e disse que precisa apenas de uma pequena desculpa para tomar essa decisão

Apesar da renda sem precedente do petróleo, a Venezuela tem tido dificuldades há meses para manter a oferta de alimentos nas prateleiras dos supermercados, um problema que alguns afirmam estar relacionado ao controle de preços instituído pelo governo, incluindo ainda a falta de medicamentos.

"Eu espero que me dêem a desculpa que preciso para intervir e expropriar as grandes cadeias... de produção e distribuição de alimentos", afirmou Chávez, durante um pronunciamento na TV.

Mesmo sendo uma das nações, rica em petróleo, a Venezuela está registrando um forte crescimento econômico, mas tem uma das maiores taxas de inflação da América do Sul, devido principalmente aos gastos do governo.

O país também criou uma subsidiária da companhia de petróleo PDVSA para importar e distribuir alimentos, e presidente tem se mostrado flexível no controle de algumas mercadorias para aliviar a escassez de alimentos.

Fontes