Chávez ameaça nacionalizar companhias de alimentos
5 de fevereiro de 2008
Nesta segunda-feira o presidente Hugo Chávez disse que ele pode nacionalizar grandes companhias de distribuição de alimentos, em meio a escassez de produtos no mercado e disse que precisa apenas de uma pequena desculpa para tomar essa decisão
Apesar da renda sem precedente do petróleo, a Venezuela tem tido dificuldades há meses para manter a oferta de alimentos nas prateleiras dos supermercados, um problema que alguns afirmam estar relacionado ao controle de preços instituído pelo governo, incluindo ainda a falta de medicamentos.
"Eu espero que me dêem a desculpa que preciso para intervir e expropriar as grandes cadeias... de produção e distribuição de alimentos", afirmou Chávez, durante um pronunciamento na TV.
Mesmo sendo uma das nações, rica em petróleo, a Venezuela está registrando um forte crescimento econômico, mas tem uma das maiores taxas de inflação da América do Sul, devido principalmente aos gastos do governo.
O país também criou uma subsidiária da companhia de petróleo PDVSA para importar e distribuir alimentos, e presidente tem se mostrado flexível no controle de algumas mercadorias para aliviar a escassez de alimentos.
Fontes
- Reuters. Chávez ameaça nacionalizar companhias de alimentos— Terra, 05 de fevereiro de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|