Cerca de 30.000 ucranianos voltam para casa todos os dias

14 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou na quinta-feira que pelo menos 30.000 ucranianos que fugiram desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro retornam ao país todos os dias.

“Esse número significativo sugere que a migração de retorno para a Ucrânia pode estar aumentando, criando novos desafios em potencial para a resposta humanitária, pois essas pessoas precisarão de apoio para se reintegrar em suas comunidades ou encontrar locais de recepção adequados se o retorno para suas casas não for mais viável”, disse o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários em um comunicado.

Segundo a entidade, já regressaram mais de 870 mil pessoas, e este regresso coincide com a preocupação com a deterioração da segurança alimentar no país.

Nos retornos, as organizações humanitárias que acompanham a crise contabilizaram mulheres com crianças e idosos, diferente do início da guerra, onde a maioria eram homens.

Os últimos números da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) estimam que mais de 4,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão.

Fontes