Cepal prevê crescimento econômico médio de 2,2% para América Latina e Caribe em 2018
14 de dezembro de 2017
Relatório elaborado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) mostra que as economias dos países latino-americanos e caribenhos devem ter crescimento médio 2,2%, em 2018, estimuladas, principalmente, pelo crescimento do consumo e investimento doméstico e um cenário internacional mais favorável. De acordo com o levantamento, no ano que vem o Brasil deve ter crescimento econômico de 2%, frente a expansão de 0,9%, de 2017.
Segundo o Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2017, divulgado hoje (14), exceto para a Venezuela, 2018 será um ano de “moderada recuperação” econômica para as economias do continente, que este ano devem registrar expansão de 1,3%.
O Panamá, de acordo com a Cepal, será a economia com a maior taxa de expansão em 2018, com 5,5%, seguida da República Dominicana (5,1%), e da Nicarágua (5,0%). O Chile, que teve crescimento econômico de 1,5% em 2017, deve atingir 2,8% em 2018. Já a Colômbia passará de 1,8% para 2,6%, e o Peru, de 2,5% para 3,5%. Cuba e Equador terão taxa de crescimento de aproximadamente 1%, 1,3%, respectivamente, enquanto a Venezuela deverá encolher 5,5%.
Para Cepal, a demanda interna desempenhará um papel importante na aceleração do crescimento em 2018. O consumo privado continuará sendo um “motor da demanda interna”. Ainda segundo o relatório, em 2018 a expectativa é de que a economia global se expanda a taxas próximas às de 2017, em torno de 3%, e que haja um maior dinamismo relativo das economias emergentes frente às desenvolvidas.
Em relação ao Brasil, a Cepal afirma que a economia do país demonstrou este ano “capacidade de responder a estímulos de crescimento”, embora pondere que o consumo interno tenha sido estimulado pela liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para a Cepal, a queda da taxa de juros deve permitir maior expansão do crédito e um aumento de investimentos fixos.
“Se no cenário externo, os preços dos produtos básicos continuam a ser favoráveis e não há movimentos de fluxos de capital especulativo devido a tensões políticas, pode-se esperar uma maior taxa de crescimento econômico em 2018”, diz trecho do relatório.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Ivan Richard Esposito. Cepal prevê crescimento econômico médio de 2,2% para América Latina e Caribe em 2018— Agência Brasil, 14 de dezembro de 2017, às 18h31min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|