Centro de pesquisa da USP investe em difusão científica "wiki"

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de julho de 2014

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), uma instituição científica sediada na Universidade de São Paulo, pretende potencializar sua estratégia de difusão científica a partir de ferramentas sociais e participativas desenvolvidas pela Fundação Wikimedia. NeuroMat é uma instituição criada em 2013, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com o objetivo de desenvolver uma teoria matemática do funcionamento cerebral. Participam desse centro coordenado pelo matemático Antonio Galves pelo menos 40 pesquisadores, de cerca de 15 instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Sede do NeuroMat na Universidade de São Paulo, em São Paulo

"A difusão científica vive um paradoxo: temos cada vez mais conteúdo a ser apresentado para o público e cada vez menos espaços na mídia tradicional", afirmou o coordenador de NeuroMat. Segundo ele, é preciso potencializar a informação e repercussão da ciência pelos novos meios de comunicação. A identificação desse paradoxo e a importância de potencializar meios alternativos de informação foram algumas das diretrizes do 13o Encontro Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, um evento sobre difusão científica realizado em Salvador (BA) entre 5 e 8 de maio, que influenciou a nova estratégia de difusão científica do NeuroMat.

Essa nova estratégia compreende a produção de conteúdo na Wikipédia e no Wikinotícias que digam respeito à neuromatemática e ao trabalho do centro de pesquisa. Um primeiro esforço foi a criação do próprio verbete do NeuroMat na enciclopédia eletrônica. Uma proposta é também listar verbetes a serem criados ou completados na Wikipédia, estimulando os integrantes do centro a atuar no trabalho de difusão. "Pretendemos colocar parte de nosso material de difusão no repositório de notícias 'wiki', o que nos coloca o desafio de produzir material de boa qualidade jornalística, com ponto de vista neutro, passando pelo crivo da comunidade que participa do Wikinews", comentou um dos responsáveis pela área de comunicação do NeuroMat, para quem isso não impede a difusão também por meios tradicionais, quando houver a oportunidade.

O investimento em difusão científica "wiki" alinha-se aos princípios da ciência aberta, preconizados por pesquisadores do NeuroMat. Em maio, os pesquisadores Cláudia Domingues Vargas e Fabio Kon, vinculados ao centro de neuromatemática, publicaram um manifesto em Le Monde Diplomatique em defesa do compartilhamento científico como forma de acelerar o progresso científico. Fabio Kon, professor de Ciência da Computação, é um dos pioneiros da utilização da Wikipédia como ferramenta pedagógica, a partir do Programa Wikipédia na Universidade.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati