Saltar para o conteúdo

Centenas de casos de gastroenterite são registrados no litoral de São Paulo

Fonte: Wikinotícias

7 de janeiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vista da Praia da Enseada, Guarujá, São Paulo

Autoridades da cidade de Guarujá, em São Paulo, estão investigando casos de virose, principalmente ligados à um tipo de vírus que causa gastroenterite. A situação é um "surto de gastroenterite", reportou a Agência Brasil dias atrás, doença que causa diarréia e vômitos. Em casos mais graves pode haver forte dor abdominal e até febre.

A Secretaria da Saúde do estado e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também investigam a situação, mas a Sabesp já negou no domingo que os casos estejam acontecendo por causa de água contaminada.

Em sua conta no Facebbok o governo de São Paulo pediu que as pessoas tomassem mais cuidado com a alimentação e as medidas de higiene e que evitassem tomar banho em praias impróprias para uso. "Na Baixada Santista, das 72 praias monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 22 estão impróprias para banho: as 7 praias monitoradas de Santos estão impróprias; (...) Guarujá tem 2 impróprias para banhistas; Itanhaém, 2 impróprias; Mongaguá, 3 impróprias; (...) Praia Grande, 6 impróprias; São Vicente, 2 impróprias", informou a Agência Brasil hoje.

Centenas de casos já foram reportados no Guarujá e há casos acontecendo também em outras cidades da Baixada Santista, como Praia Grande. A região litorânea está cheia de banhistas nesta época do ano. "Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito Alberto Mourão, de Praia Grande (SP), informou que cerca de sete mil pessoas foram atendidas nos três prontos-socorros da cidade nas últimas 48 horas. Isso representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado", informou a Agência Brasil.