Católicos saúdam nomeação de Filomeno Vieira Dias para arcebispo de Luanda

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

Hierarquia faz notar tarefas difíceis que o novo arcebispo terá pela frente.

9 de dezembro de 2014

O anúncio de que Dom Filomeno Vieira Dias foi nomeado Arcebispo de Luanda foi recebido com regozijo pelos católicos da capital angolana que avisaram contudo que a tarefa que tem pela frente é difícil.

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), Dom Gabriel Bilingue disse que Luanda não é nada fácil ser dirigida.

"Já sabe que tem que contar com os seus irmãos bispos da Ceast, pediremos as nossas comunidades diocesanas que rezem pelo novo bispo porque sabemos que a tarefa em Luanda é muito difícil", disse.

O secretário-geral da Ceast Dom Emílio Sumbelelo fez notar que Luanda “joga um papel fundamental social e a nível da própria igreja porque aqui estão todos os órgãos de decisão a nível nacional”.

“A nomeação de D. Filomeno foi uma grande alegria porque ele é filho desta Arquidiocese e tem um coração de pastor que sabe congregar todos", acrescentou.

Já o Cónego Apolónio Graciano endereçou as boas vindas a Dom Filomeno Vieira Dias “de regresso a casa”.

"Oxalá, nós possamos com ele viver os momentos que a nossa igreja está sujeita a viver entre alegrias e tristezas, estamos aqui de braços abertos para acolhê-lo e trabalhar, que é a nossa missão", concluiu.

A irmã Emiliana Mbundu, por seu lado, considerou a nomeação de Dom Filomeno uma alegria especial porque “teremos o nosso próprio pastor desta arquidiocese”.

Dom Filomeno Vieira Dias assume a nova missão em Luanda, acumulando funções de administrador apostólico da Diocese de Cabinda onde era arcebispo.

Fonte[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati