Católicos saúdam nomeação de Filomeno Vieira Dias para arcebispo de Luanda

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Hierarquia faz notar tarefas difíceis que o novo arcebispo terá pela frente.

9 de dezembro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O anúncio de que Dom Filomeno Vieira Dias foi nomeado Arcebispo de Luanda foi recebido com regozijo pelos católicos da capital angolana que avisaram contudo que a tarefa que tem pela frente é difícil.

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast), Dom Gabriel Bilingue disse que Luanda não é nada fácil ser dirigida.

"Já sabe que tem que contar com os seus irmãos bispos da Ceast, pediremos as nossas comunidades diocesanas que rezem pelo novo bispo porque sabemos que a tarefa em Luanda é muito difícil", disse.

O secretário-geral da Ceast Dom Emílio Sumbelelo fez notar que Luanda “joga um papel fundamental social e a nível da própria igreja porque aqui estão todos os órgãos de decisão a nível nacional”.

“A nomeação de D. Filomeno foi uma grande alegria porque ele é filho desta Arquidiocese e tem um coração de pastor que sabe congregar todos", acrescentou.

Já o Cónego Apolónio Graciano endereçou as boas vindas a Dom Filomeno Vieira Dias “de regresso a casa”.

"Oxalá, nós possamos com ele viver os momentos que a nossa igreja está sujeita a viver entre alegrias e tristezas, estamos aqui de braços abertos para acolhê-lo e trabalhar, que é a nossa missão", concluiu.

A irmã Emiliana Mbundu, por seu lado, considerou a nomeação de Dom Filomeno uma alegria especial porque “teremos o nosso próprio pastor desta arquidiocese”.

Dom Filomeno Vieira Dias assume a nova missão em Luanda, acumulando funções de administrador apostólico da Diocese de Cabinda onde era arcebispo.

Fonte