Cartunistas brasileiros enfrentam investigações criminais sob Bolsonaro

Fonte: Wikinotícias

28 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro está investigando cinco cartunistas e um blogueiro sobre cartuns satíricos que seu governo alega violarem a segurança nacional.

Em 15 de junho, o ministro da Justiça brasileiro, André Mendonça, publicou uma série de tweets pedindo à polícia e promotores federais que investigassem Renato Aroeira para uma ilustração de 14 de junho que mostrava Bolsonaro usando um pincel para transformar o símbolo médico da Cruz Vermelha em uma suástica.

Mendonça também pediu uma investigação sobre Ricardo Noblat, um jornalista de destaque que publica um blog para o semanário brasileiro Veja, por repassar o desenho animado de Aroeira em seu feed do Twitter. O Ministério da Justiça diz que o desenho viola o Artigo 26 da Lei de Segurança Nacional, que criminaliza calúnias e difamações de chefes de Estado e permite até quatro anos de prisão.

O partido da oposição, Rede Sustentabilidade, solicitou que o tribunal suspendesse a investigação. O pedido de suspensão foi criticado por pelo menos um parlamentar, que argumentou no Twitter que, ao associar o presidente aos nazistas, o desenho havia ultrapassado os limites da liberdade de expressão.

A embaixada do Brasil em Washington encaminhou a Voz da América a um tuíte de 15 de junho do secretário especial de mídia social de Bolsonaro, que diz que "acusação falsa de crime é crime".

"Noblat e o cartunista estão acusando o presidente do crime muito grave do nazismo", dizia o tweet. "A menos que eles provem sua acusação, o que é impossível, incorrem em falsas imputações de crimes e responderão por esse crime".

Fontes