Capital da Ucrânia atingida por explosões e infraestrutura danificada, dizem autoridades

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A capital da Ucrânia foi atingida por uma série de explosões no sábado. Autoridades disseram que a infraestrutura crítica foi atingida em Kiev, mas não revelaram o que foi danificado. Explosões foram ouvidas no distrito de Dniprovskyi da cidade, e fragmentos de um míssil teriam caído em uma área não residencial no distrito de Holosiivskyi.

Também no sábado, o Ministério da Defesa britânico publicou uma análise de uma implantação na quarta-feira de pelo menos 10 navios da Frota Russa do Mar Negro (BSF): “Dado o tipo e o número de embarcações que saem ao mar ao mesmo tempo, a atividade provavelmente é uma dispersão da frota em resposta a uma ameaça específica a Novorossiysk que a Rússia acredita ter identificado”.

“É improvável que a implantação signifique a preparação de ataques incomuns de mísseis de cruzeiro lançados do mar”,

O destino de Soledar na região de Donbass, na Ucrânia, está em jogo, já que a Rússia afirmou na sexta-feira que suas forças tomaram a cidade de mineração de sal no leste da Ucrânia e a Ucrânia disse que os combates continuam.

Serhiy Cherevatyi, porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia, disse à Reuters que Soledar ainda não havia sido capturado.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a situação na cidade, que se tornou um dos campos de batalha mais sangrentos de todo conflito, agora em seu 11º mês.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em seu discurso noturno em vídeo na sexta-feira que os combates continuavam na cidade, bem como em outras partes da região leste de Donetsk, na Ucrânia.

“A dura batalha por Donetsk continua. A batalha por Bakhmut e Soledar, por Kreminna, por outras cidades e vilas no leste do nosso Estado continua”, disse ele.

A CNN também noticiou na sexta-feira que unidades militares ucranianas insistiram que a batalha está em andamento.

“As batalhas locais continuam na cidade”, disse a 46ª Brigada Aeromóvel na sexta-feira ao Telegram. “Os [russos] estão pressionando da periferia para o centro. Aparentemente, eles estão tentando trazer para o centro aqueles de nossas unidades que não tiveram tempo de sair da cidade.”

Autoridades ucranianas disseram na quinta-feira que mais de 500 civis ficaram presos dentro de Soledar, incluindo 15 crianças.

Fontes