Candidatos presidenciais republicanos, menos Trump, debaterão novamente

Fonte: Wikinotícias

27 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sete candidatos presidenciais republicanos dos EUA estão debatendo novamente na noite de quarta-feira, cada um tentando se tornar o principal desafiante do ex-presidente Donald Trump, que detém a liderança na indicação presidencial do partido em 2024.

Trump está faltando o debate patrocinado pelo partido, tal como fez no evento do mês passado. Enquanto os seus oponentes debatem na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, na Califórnia, Trump organiza um comício político no Michigan, um estado do Centro-Oeste onde os trabalhadores do setor automóvel estão em greve contra os três maiores fabricantes de automóveis do país.

Pesquisas nacionais compiladas pela RealClearPolitics mostram que Trump tem 56% de apoio entre os eleitores republicanos para a nomeação e uma vantagem de 42 pontos percentuais sobre seu adversário mais próximo, o governador da Flórida Ron DeSantis.

Os outros seis republicanos no palco do debate são a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, o empresário Vivek Ramaswamy, o ex-vice-presidente Mike Pence, o senador da Carolina do Sul Tim Scott, o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie e o governador da Dakota do Norte, Doug Burgum.

Após o primeiro debate, as pesquisas nacionais mostraram que o ex-presidente realmente ampliou sua vantagem sobre seus oponentes, mesmo enquanto enfrenta acusações.

Entre os debatedores, apenas Christie atacou claramente Trump pelas acusações criminais que enfrenta. O ex-governador do Arkansas Asa Hutchinson, outro candidato republicano que atacou Trump e disse que ele deveria desistir da disputa pela indicação presidencial, não cumpriu os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional Republicano para estar no palco do debate de quarta-feira.

Os requisitos incluem ter pelo menos 3% de apoio em duas pesquisas de opinião, ou 3% em uma pesquisa nacional e duas estaduais nos estados de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.

Os candidatos também precisam ter pelo menos 50 mil doadores financeiros únicos e assinar um compromisso afirmando que apoiarão a pessoa que surgir como candidato republicano.

Fontes