Camarões prende centenas por confrontos mortais que deslocaram 100 mil

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades camaronesas dizem que as tropas prenderam centenas de homens armados culpados pela violência comunitária no nordeste este mês que deslocou mais de cem mil pessoas - a maioria para o vizinho Chade. As autoridades dizem que também apreenderam centenas de armas, bem como gado roubado durante o conflito por escassos recursos.

Autoridades camaronesas dizem que os militares estão realizando uma busca intensiva para encontrar e prender homens armados adicionais que operam em Logone e Chari, ao longo da fronteira norte com o Chade.

O governador da região do Extremo Norte, Midjiyawa Bakari, diz que ataques militares a esconderijos na área levaram à prisão de várias centenas de homens.

Falando da capital da região, Maroua, Bakari disse que os homens foram considerados responsáveis por grande parte da violência deste mês que deslocou mais de 100.000 pessoas - a maioria delas através da fronteira com o Chade.

Ele diz que além das prisões, os militares também apreenderam várias centenas de armas que os homens usavam para atacar e matar civis. Bakari diz que as tropas também apreenderam 30 motocicletas que homens armados de comunidades rivais estavam usando em ataques. Ele diz que mais de 200 bovinos roubados de fazendeiros foram recuperados e serão entregues após investigações para determinar seus legítimos proprietários.

Os confrontos eclodiram em 4 de dezembro entre fazendeiros e pescadores sobre os recursos hídricos, deixando dezenas de mortos e fazendo que dezenas de milhares fugissem — a maioria mulheres e crianças.

Pecuaristas árabes Choua e pescadores étnicos Mousgoum acusam uns aos outros de invadir e ocupar a terra uns dos outros.

Bakari diz que a maioria dos homens que permaneceram nas aldeias estão envolvidos nos combates.

Ele não quis dar detalhes sobre quantas pessoas foram mortas nos confrontos, mas disse que nenhuma tropa do governo está entre as vítimas.

O presidente Paul Biya enviou na semana passada à área uma delegação de legisladores, ministros, líderes religiosos e governantes tradicionais para negociar uma paz entre as comunidades.

O coronel aposentado do exército Hamad Kalkaba Malboum fazia parte da delegação. Ele diz que nas áreas onde os confrontos pararam, eles estão pedindo aos aldeões para voltar para casa.

“O presidente da República dos Camarões enviou a missão [delegação] para dizer às pessoas que elas devem estar calmas, que o governo dará instruções para reconstruir o que foi destruído, e precisamos também preparar o desenvolvimento dessa região, que também sofreu o Boko Haram [atrocidades]”, disse ele.

Boko Haram, um grupo militante islâmico da Nigéria, se espalhou desde 2014 para os vizinhos Camarões, Chade e Níger, lançando ataques que mataram mais de 30.000 pessoas e deslocaram dois milhões.

O governo de Camarões está destinando 300 milhões de dólares para reconstruir a infraestrutura que os militantes destruíram ao longo da fronteira.

A violência comum deste mês deixou várias aldeias e mercados queimados.

As autoridades camaronesas pediram às pessoas da área que possuem armas para entregá-las.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados informa que pelo menos 85.000 camaroneses fugiram para o vizinho Chade e 15.000 estão deslocados internamente. Mas diz que o número real pode ser muito maior.

Fontes