Caem investimentos estrangeiros nos países da América Latina e do Caribe

Fonte: Wikinotícias

América Latina • 23 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O investimento estrangeiro direto (IED) caiu 23% durante o primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado nos países da América Latina e Caribe, totalizando US$ 84 bilhões informou hoje (23) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Por outro lado, em nível global, estima-se que os fluxos de IED vão aumentar 10% em relação a 2014 devido, principalmente, ao investimento recebido pelos países desenvolvidos, destacou o organismo regional das Nações Unidas, em nota à imprensa.

Os dados divulgados hoje são atualizados a cada ano e publicados no relatório Cepal Investimento Estrangeiro Direto na América Latina e no Caribe, cuja última edição foi lançada em maio. Entre os fatores que explicam o declínio no IED para a região estão a ausência de grandes aquisições de empresas durante o primeiro semestre de 2014 (para compensar as operações no mesmo período do ano passado), além da redução de investimentos em mineração, devido à queda dos preços dos metais.

No caso do Brasil, o país registrou aumento de 8% no IED durante os primeiros oito meses de 2014 em relação ao mesmo período de 2013, e as estimativas oficiais indicam que a receita anual será semelhante à do ano anterior. Os dados da Cepal indicam também que os investimentos brasileiros diretos no exterior, durante os primeiros oito meses do ano, foram positivos pela primeira vez desde 2010. A dívida negativa entre controladoras e controladas continuou a um ritmo semelhante ao do ano anterior, o que indica que a prática de empresas brasileiras de empréstimos no estrangeiro não mudou. Entre janeiro e agosto de 2014 essas saídas foram compensadas por um aumento de 48% no capital dessas empresas.

O relatório da comissão aponta ainda que boa parte da queda de investimentos estrangeiros diretos se concentraram no México, após a compra em 2013 da cervejaria Modelo por parte da multinacional belga Anheuser-Busch InBev e em operações da participação acionária na AT&T, empresa de telefonia. O documento destaca, no entanto, que essas situações são atípicas e que o México continuou recebendo investimentos estrangeiros em nível similar ao dos cinco anos anteriores.

Fontes