CPI que investiga o escândalo dos Bingos pode começar hoje no Brasil

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 29 de junho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo informa a Agência Senado, agência de notícias do Senado Federal brasileiro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) proposta para investigar o suposto escândalo dos bingos, começou seus trabalhos nesta quarta-feira. A decisão para a realização da CPI foi aprovada pela maioria dos senadores brasileiros.

O defensor para a criação da CPI foi o senador baiano Antonio Carlos Magalhães (PFL). Ele disse que a CPI deveria ser instalada nesta quarta-feira (29 de junho), às 12h.

A CPI dos Bingos é uma comissão parlamentar de inquérito cujo objetivo é investigar a suposta ligação de casas de bingo com o crime organizado e denúncias de corrupção contra o ex-assessor da Casa Civil da Presidência, Waldomiro Diniz. Numa gravação feita pelo empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, conhecido também como Carlinhos Cachoeira, pode ser ouvido ele sendo supostamente extorquido por Waldomiro Diniz. Há denúncias de que Waldomiro Diniz extorquia empresários para arrecadar dinheiro para o Partido dos Trabalhadores (PT). Waldomiro Diniz também é suspeito de ter ligações com pessoas ligadas ao crime organizado e Jogo do Bicho.

O senador Agripino Maia (PFL) disse:

Decidimos pela instalação imediata da CPI dos Bingos uma vez que os membros da comissão já foram indicados pelos líderes dos partidos. Só falta agora a eleição do presidente do colegiado que vai designar o relator. Não abriremos mão da luta que tivemos para que a instalação da CPI dos Bingos fosse feita.

O senador Aloizio Mercadante (PT), que é líder do governo no Senado, lembrou que a oposição e o governo tinham feito um acordo para a não instalação da CPI neste instante, alegando que há um excesso de CPIs em andamento e que os parlamentares poderiam não dar conta de todos os trabalhos relacionados às investigações. Ele disse ser contrário à instalação de tantas CPIs, contudo disse respeitar a decisão do Senado.

Instalada a CPI dos Bingos

A CPI dos Bingos foi instalada nesta quarta-feira. Foram escolhidos como presidente da CPI o senador Efraim Morais (PFL-PB) e para vice-presidente o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

A maioria dos representantes do governo não compareceu à reunião para a instalação da CPI. Mesmo assim, o presidente Efraim Morais ofereceu o cargo de relator para os representantes do governo.

Segundo a Agência Senado, os integrantes da CPI são os seguintes: pelo PFL, Romeu Tuma (SP), Antonio Carlos Magalhães ( BA) e Efraim Moraes (PB); pelo PSDB, Reginaldo Duarte (CE) e Leonel Pavan (SC); pelo PMDB, Valdir Raupp (RO), Hélio Costa (MG), Leomar Quintanilha (TO) e Garibaldi Alves Filho (RN); pelo bloco do governo Paulo Paim (PT-RS), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Fátima Cleide (PT-RO) e Magno Malta (PL-ES); pelo PDT Juvêncio da Fonseca (MS) e pelo PTB (Mozarildo Cavalcanti (PTB).

Ver também

Fontes