COVID-19: estudo sugere que pessoas perdem imunidade depois de alguns meses

Fonte: Wikinotícias

27 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um estudo feito pelo Imperial College de Londres sugere que há uma queda no nível de imunidade contra o Sars-Cov-2 com o passar do tempo. A constatação acontece após a análise de exames de sangue feitos entre 20 de junho e 28 de setembro. Segundo o estudo, ao longo deste tempo o número de pessoas que apresentaram anticorpos para Covid-19 caiu de 6 para 4,4%, o que significa um declínio de 26,5%.

Os dados também mostraram que apenas os profissionais da saúde mantiveram a estabilidade nos anticorpos, o que indica "exposição repetida e maior ao vírus".

O estudo, chamado Real Time Assessment of Community Transmission (REACT) está disponível em versão preprint e ainda passará por uma "revisão por pares".

O que é o preprint e a revisão por pares?

O preprint (impressão prévia ou publicação prévia) é a publicação preliminar de uma pesquisa que ainda não tem o completo aval científico. O preprint é feito para que os autores avaliem os comentários e as reações iniciais sobre os resultados. Ele também garante a autoria do estudo, já que em caso de duplicidade, os direitos autorais pertencerão àquele que o publicou antes.

Já a revisão por pares ou peer review é um método utilizado há séculos através do qual o relatório de um estudo (artigo) é revisto por um ou mais especialistas do mesmo escalão do autor. Estes revisores, geralmente anônimos para o autor do artigo, têm por objetivo sugerir revisões no trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do estudo a ser publicado.


Referência

Fontes