COVID-19: estudo sugere que pessoas perdem imunidade depois de alguns meses

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

27 de outubro de 2020

Um estudo feito pelo Imperial College de Londres sugere que há uma queda no nível de imunidade contra o Sars-Cov-2 com o passar do tempo. A constatação acontece após a análise de exames de sangue feitos entre 20 de junho e 28 de setembro. Segundo o estudo, ao longo deste tempo o número de pessoas que apresentaram anticorpos para Covid-19 caiu de 6 para 4,4%, o que significa um declínio de 26,5%.

Os dados também mostraram que apenas os profissionais da saúde mantiveram a estabilidade nos anticorpos, o que indica "exposição repetida e maior ao vírus".

O estudo, chamado Real Time Assessment of Community Transmission (REACT) está disponível em versão preprint e ainda passará por uma "revisão por pares".

O que é o preprint e a revisão por pares?

O preprint (impressão prévia ou publicação prévia) é a publicação preliminar de uma pesquisa que ainda não tem o completo aval científico. O preprint é feito para que os autores avaliem os comentários e as reações iniciais sobre os resultados. Ele também garante a autoria do estudo, já que em caso de duplicidade, os direitos autorais pertencerão àquele que o publicou antes.

Já a revisão por pares ou peer review é um método utilizado há séculos através do qual o relatório de um estudo (artigo) é revisto por um ou mais especialistas do mesmo escalão do autor. Estes revisores, geralmente anônimos para o autor do artigo, têm por objetivo sugerir revisões no trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do estudo a ser publicado.


Referência

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com