COVID-19: empresas que fabricam sedativos devem notificar Anvisa sobre estoque

Fonte: Wikinotícias

15 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Anvisa publicou no dia 13 passado um Edital de Chamamento estabelecendo que as empresas detentoras de registro de medicamentos de anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e agentes adjuvantes devem fornecer diariamente à Agência informações sobre a fabricação, a importação e a distribuição destes fármacos.

Estes remédios têm sido largamente usados durante o tratamento pacientes com covid-19 e são necessários para a manutenção da vida dos doentes graves internados em UTIs.

"A medida visa fornecer informações atualizadas sobre a disponibilidade de medicamentos no país para subsidiar a tomada de decisão durante a pandemia", enfatizou a Agência, que quer fazer um mapeamento diário sobre a quantidade de produção e venda desses medicamentos concluídas no dia anterior, bem como os estoques existentes desses produtos.

Falta de medicamentos nas UTIs

Há meses a imprensa e associações profissionais têm chamado atenção para a falta de medicamentos usados em pacientes que precisam de intubação, entre eles sedativos, relaxantes musculares e anestésicos.

A médica anestesista Priscila Eisembert, que trabalhava no Hospital de Campanha Maracanã, falou para o G1 ainda em maio passado que não havia medicação para sedar os pacientes mais graves. "Para intubar um paciente, ele precisa estar bem sedado. A gente também não tinha nenhum medicamento para a dor, para os procedimentos que eu precisava fazer", disse na época.

Fontes