COVID-19: Iniciativa Covax "falhou em grande" diz Financial Times

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

24 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Agência VOA

Uma reportagem do Financial Times diz que a COVAX, a iniciativa global estabelecida para garantir que os países pobres tenham acesso à vacina COVID-19, “falhou em grande”.

“Os países ricos receberam mais de 16 vezes mais vacinas COVID-19 por pessoa do que as nações mais pobres que contam com o programa Covax apoiado pela Organização Mundial da Saúde”, reportou o jornal.

Milhões de pessoas nos países mais pobres do mundo ainda não receberam as suas primeiras doses da vacina, enquanto as pessoas nos países mais ricos têm acesso a vacinas de reforço, após as vacinas iniciais.

A disparidade, alertou o Financial Times, “pode levar a um aumento nos casos e ao surgimento de estirpes mais virulentas e travar a recuperação económica global”.

O director-geral da Organização Mundial da Saúde disse na sexta-feira, 22, que 82 países correm o risco de não cumprir a meta da OMS de ter 40% da população de cada país vacinada contra COVID até o final do ano. Tedros Adhanom Ghebreyesus disse: “Para a maioria desses países, é simplesmente um problema de abastecimento insuficiente e imprevisível.”

O Centro de Recursos do Coronavírus Johns Hopkins relatou no início do domingo uma contagem global de 243,3 milhões de casos de COVID e quase 5 milhões de mortes de COVID. O centro disse que 6,7 biliões de vacinas foram administradas.

Fonte


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit