COVID-19: França comemora queda no número de mortes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

26 de abril de 2020

A rua Champs-Élysées, na França, vazia durante a quarentena

Se há 20 dias a França batia o recorde mundial de 1.427 mortes num único dia por Covid-19, o país agora respira aliviado e comemora a baixa vertiginosa nos óbitos: foram "apenas" 242 mortes nas últimas 24 horas. O país, onde 22.856 morreram durante a pandemia desde 1º de março, se prepara, agora, para flexibilizar o confinamento a partir de maio, tentando retomar as atividades e a vida normal. "A produção quase parou e o consumo também. Nunca na história do mundo se conheceu uma parada tão brutal e massiva. Estamos vivendo a recessão mais forte conhecida na França desde 1945", disse o primeiro-ministro Édouard Philippe na semana passada, assinalando que a crise econômica provocada pela pandemia reduzirá o Produto Interno Bruto (PIB) francês em 8% este ano.

Outros dois países que estão no topo do ranking de fatalidades e que nos últimos dias comemoram importantes quedas nos números de óbitos são a Itália e a Espanha, onde, respectivamente, 260 e 288 morreram de ontem para hoje. Na Espanha, precisamente, hoje foi o primeiro dia em que as medidas do confinamento foram flexibilizadas após 42 dias, sendo permitido aos menores de 14 anos circularem nas ruas por uma hora, acompanhados de um adulto com o qual convivem.

Já na Itália, o primeiro ministro Giuseppe Conte anunciou que a "fase 2" da quarentena terá início no dia 04 de maio. "É a fase em que teremos que conviver com o vírus e na qual a curva de contágio pode voltar a subir", disse. Ele também falou que o aumento nos casos é um "risco que precisamos correr, por isto é importante manter a distância segura", enfatizando que o país fará o monitoramento constante para poder intervir se a situação voltar a ficar crítica.

Ranking dos 5 países com mais mortos, segundo dados da Johns Hopkins University às 15h31 no horário local

País Número de óbitos
Estados Unidos 54.435
Itália 26.644
Espanha 23.190
França 22.856
Reino Unido 20.732

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com