COVID-19: Brasil pode ter soro produzido a partir do plasma de cavalos

Fonte: Wikinotícias

15 de agosto de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um soro para combate ao vírus SARS-CoV-2, produzido do plasma de cavalos, está sendo desenvolvido por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Instituto Vital Brazil.

Segundo o pesquisador Jerson Lima Silva, os resultados após 70 dias são promissores: os animais apresentaram anticorpos 20 a 50 vezes mais eficazes do que aqueles encontrados em pessoas já infectadas com a COVID-19.

Benedito Aguiar, presidente da coordenação, está otimista e parabeniza os pesquisadores: “Estamos comprometidos em ampliar o potencial de nossas universidades a fim de trazer soluções às demandas da sociedade".

“O apoio da CAPES, através do INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem, assim como das outras agências, foi essencial para que alcançássemos esse resultado que está sendo divulgado hoje com os soros de cavalos contra COVID-19”, comemora o presidente da Faperj.

Pedido de registro ainda não foi formalizado junto à Anvisa

Segundo a Anvisa — agência brasileira que analisa qualidade, segurança e eficácia de medicamentos —, até ontem não havia pedido de registro. Ou seja, a agência não possui ainda dados do soro.

A análise da Anvisa começa a partir da solicitação do laboratório farmacêutico.

Fontes