COVID-19: Brasil fecha semana com 4.016 mortes
25 de abril de 2020
O Ministério da Saúde (MS) anunciou hoje que o número de mortes no Brasil já alcançou a cifra de 4.016 óbitos por Covid-19. O órgão também noticiou que no total há 58.509 casos de infecção confirmados. O novo número de casos fatais comprova a progressão geométrica da doença, da mesma forma que aconteceu em outros países nas semanas de pico, ou seja: de uma semana para outra, os óbitos praticamente dobram.
“E o pior ainda está por vir”, segundo o ex-ministro da Sáude Henrique Mandetta na semana passada, que prognosticou o pico de Covid no Brasil para os meses de maio e junho. O MS estimava semanas atrás que "as aglomerações decorrentes do período mais frio (outono-inverno) no Sul e Sudeste do país exigem uma maior atenção e ampliação de leitos e estrutura de suporte ventilatório”.
Da mesma forma que Mandetta, pensa o governador Eduardo Leite, do RS, que prepara novas medidas – e o SUS - para os próximos meses. Estas medidas serão baseadas nos dados de uma pesquisa, cuja segunda fase começa hoje, que apontará a prevalência de Covid na população gaúcha. Uma primeira fase da pesquisa, apresentada há duas semanas, indicou que menos de 1% dos gaúchos já tinha desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus (em outras palavras, já haviam sido infectados de modo assintomático). "Além de outras evidências científicas e análise de dados, os resultados servirão de base para a elaboração do novo modelo de distanciamento controlado, que deve ser adotado a partir de maio", explicou Leite.
Veja abaixo a progressão dos óbitos no Brasil nas últimas quatro semanas:
Dia 04 de abril: 432 mortes
Dia 11 de abril: 1.124 mortes
Dia 18 de abril: 2.347 mortes
Dia 25 de abril: 4.016 mortes
MS ainda prepara leitos em todo Brasil
O MS anunciou ontem que havia habilitado 1.740 leitos de UTI adulto e 21 leitos de UTI pediátrica voltados exclusivamente para atendimento aos pacientes graves ou críticos de coronavírus e que estava enviando R$ 255,6 milhões para os estados a fim de custear estes leitos. "O Governo do Brasil está reforçando ações de atendimento aos pacientes com coronavírus", escreveu a pasta em seu site.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- COVID-19: São Paulo tem recorde de mortes
- Coronavírus: Covid-19 já causou a morte de mais de 1.000 pessoas no Brasil
Fontes
- Brasil registra 10.278 casos confirmados de coronavírus e 432 mortes, MS, 04 de abril de 2020.
- Pico do coronavírus deve ser entre junho e julho no RS, diz boletim do Ministério da Saúde, G1, 05 de abril de 2020.
- Mandetta: "Brasileiro não sabe se escuta o presidente ou o ministro", Correio Brasiliense, 12 de abril de 2020.
- Estudo sobre coronavírus no RS inicia neste sábado a segunda fase de testes rápidos, SES-RS, 24 de abril de 2020.
- Ministério da Saúde habilita 1.761 leitos para combate ao coronavírus, MS, 24 de abril de 2020.
- Coronavírus: Brasil tem 2º dia seguido de recorde de novos casos; total passa de 58,5 mil, BBC, 25 de abril de 202
0.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|