COVID-19: Anvisa autoriza dois novos estudos clínicos

Fonte: Wikinotícias

25 de junho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Anvisa divulgou na quarta-feira (24) em versão complementar do Diário Oficial da União, autorizando dois novos estudos relacionados ao COVID-19. O objetivo do estudo é testar o papel dos medicamentos experimentais no tratamento de pacientes hospitalizados gravemente.

O primeiro é um estudo de fase 3, que visa avaliar a eficácia e segurança do medicamento Remdesivir em pacientes com pneumonia grave. Neste estudo, serão tratados dois grupos, um receberá medicamentos tocilizumabe e o outro receberá remdesivir e tratamento com placebo.

O pedido de autorização para este estudo foi feito pela PPD do Brasil Suporte a Pesquisa Clínica Ltda. O estudo deve envolver um total de 105 pacientes.

Outra autorização envolve um estudo, também em fase 3, para avaliar a eficácia e segurança do medicamento Ruxotinibe em pacientes com uma "tempestade de citocinas". Isso acontece quando o corpo produz muitas defesas (citocinas) contra doenças, o que leva a uma deterioração do quadro clínico. O estudo foi conduzido pela Novartis Biociências S.A. e deve incluir 60 pessoas.

Fontes