COB anuncia dez novos homenageados para o Hall da Fama
28 de abril de 2020
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou hoje (28) os dez novos integrantes do Hall da Fama. A lista contempla ícones do esporte como Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no atletismo - Helsinque (1952) e em Melbourne (1956) -, além de ter quebrado cinco vezes o recorde mundial no salto triplo. Também na modalidade, ganhou lugar no Hall da Fama a atleta Aída dos Santos, que manteve o melhor resultado individual de uma brasileira em Jogos Olímpicos até Pequim 2008.
No basquete, o COB escolheu o bicampeão mundial - 1959 e 1963 - e duas vezes medalhista olímpico Wlamir Marques, também conhecido como Diabo Loiro. Além de integrar a seleção, Marques defendeu por anos o Corinthians, que tem atualmente um ginásio poliesportivo com o nome do craque das quadras.
Outra lenda do esporte, o técnico de futebol Mário Jorge Lobo Zagallo - único profissional presente em quatro das cinco vitórias do Brasil em Copas do Mundo - também foi homenageado pela entidade. O tetracampeão será o primeiro da modalidade a integrar o Hall da Fama.
O primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na natação - bronze em Helsinque (1952) - Tetsuo Okamoto também terá os moldes das mãos e dos pés no mural do Hall da Fama, que fica no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), aberto para visitas.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Cláudia Soares Rodrigues. COB anuncia dez novos homenageados para o Hall da Fama— Agência Brasil, 28 de abril de 2020, às 18h55min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|
- América
- América Latina
- América do Sul
- Brasil
- 28 de abril de 2020
- Arquivado
- Adhemar Ferreira da Silva
- Europa
- Finlândia
- Helsinque
- Oceania
- Austrália
- Victoria
- Melbourne
- Aída dos Santos
- Jogos Olímpicos
- Jogos Olímpicos de Verão de 2008
- Wlamir Marques
- Corinthians Futebol Clube
- Mário Jorge Lobo Zagallo
- Tetsuo Okamoto
- Região Sudeste do Brasil
- Rio de Janeiro
- Bernard Rajzman
- América do Norte
- Estados Unidos
- Califórnia
- Los Angeles
- Aurélio Miguel
- Ásia
- Coreia do Sul
- Seul
- Atlanta
- Reinaldo Conrad
- México
- Cidade do México
- Canadá
- Montreal
- Sebastián Cuattrin
- Jogos Pan-Americanos
- Nelson Pessoa
- Sydney
- Comité Olímpico Internacional
- Paulo Wanderley
- Sandra Pires
- Torben Grael
- Vanderlei Cordeiro de Lima
- João do Pulo
- Joaquim Cruz
- Sylvio de Magalhães Padilha
- Hortência Marcari
- Magic Paula
- Maria Lenk
- Bernardinho
- José Roberto Guimarães
- Chiaki Ishii
- Guilherme Paraense