Cúpula da ASEAN pede fim da violência em Mianmar

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Líderes dos nove membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático pediram o fim da violência em Mianmar no primeiro dia de uma cúpula de dois dias na Indonésia na quarta-feira.

“Estávamos profundamente preocupados com a violência em andamento em Mianmar e pedimos a cessação imediata de todas as formas de violência e o uso da força, para criar um ambiente propício para a entrega segura e oportuna de assistência humanitária e diálogos nacionais inclusivos”, disseram os líderes em um comunicado.

Mianmar está mergulhado no caos desde que os militares derrubaram o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi em fevereiro de 2021.

O golpe imediatamente desencadeou manifestações anti-junta em Mianmar que levaram à morte de mais de 3.000 civis e mais de 18.000 prisões, de acordo com um grupo de monitoramento independente. A agitação também evoluiu para um conflito rural mortal entre os militares e vários grupos étnicos rebeldes que lutam há décadas por maior autonomia.

A ASEAN emitiu um plano de cinco pontos destinado a acabar com a violência em um acordo firmado com os governantes militares de Mianmar. Mas a junta ainda não implementou o plano, o que levou a críticas à ASEAN como irrelevantes.

Os líderes da ASEAN também denunciaram o ataque de domingo a um comboio de veículos que transportava diplomatas da Indonésia e de Cingapura e entregava ajuda humanitária a residentes deslocados no estado de Shan, no leste de Mianmar. “Condenamos o ataque e enfatizamos que os perpetradores devem ser responsabilizados”, disse o comunicado.

Fontes