Céu nublado durante eclipse anular decepciona brasileiros
14 de outubro de 2023
O aguardado eclipse anular deste ano finalmente ocorreu na tarde deste sábado (14). Cidades localizadas entre as latitudes 5 e 7 (sul), como Natal (RN) e João Pessoa (PB), conseguiram observá-lo totalmente, com o "anel de fogo" no centro do sol, mas o eclipse na sua forma parcial foi visível por todo o resto do país. Entretanto, as condições meteorológicas acabaram dificultando a visualização desse fenômeno astronômico em algumas regiões.
No Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste, a chegada de uma frente fria trouxe um aumento no número de nuvens em ambas as regiões, mas isso acabou resultando em frustação para aqueles que se preparavam para observar o evento. Goiânia (GO), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) foram afetadas pelas condições. Rio de Janeiro e São Paulo, além do céu nublado, tiveram um dia chuvoso, o que dificultou mais ainda a observação.
O fenômeno também foi observado nos Estados Unidos, América Central e Colômbia.
-
Sombra da Lua na Terra
-
Visão do Texas
-
Visão de Sergipe
Fontes
- ((pt)) Lista de câmeras — Clima ao Vivo. Página visitada em 14 de outubro de 2023
- ((pt)) Mariana Garcia, g1 Ciência. Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado; veja o horário do fenômeno nas capitais — G1, 13 de outubro de 2023. Página visitada em 14 de outubro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |