Câmeras revelam população de tubarão em declínio
23 de julho de 2020
Uma pesquisa global sem precedentes revelou um declínio chocante no número de tubarões de recife, com os predadores "extintos funcionalmente" em quase 20% dos locais estudados.
O estudo de quatro anos utilizou mais de 15.000 câmeras com isca e operadas remotamente - as chamadas "cams chum" - para obter a primeira imagem abrangente de onde os tubarões de recife estão prosperando e onde eles são praticamente inexistentes.
Os resultados, de mais de 370 recifes em quase 60 países, são alarmantes, disse o principal autor Aaron MacNeil.
"Esperamos ... que haja tubarões em todos os recifes do mundo e encontrar 20% dos recifes que pesquisamos não possuam tubarões é muito preocupante", disse ele em entrevista à imprensa.
Nos recifes pesquisados em oito países, incluindo Catar, Índia, Vietnã e Quênia, nenhum tubarão foi detectado.
As descobertas não significam que os tubarões não existem nas águas desses países, mas são evidências de que seus números nos recifes agora são criticamente baixos.
"Essas nações são lugares onde estamos dizendo que os tubarões de recife ... não desempenham nenhum papel no ecossistema lá e estão funcionalmente extintos", disse MacNeil, professor associado da Universidade Dalhousie.
O estudo, publicado quarta-feira na revista Nature, diz que práticas destrutivas de pesca são o culpado mais provável pelas perdas.
Fontes
- ((en)) Reef tales: candid cams reveal shark populations in decline — Bangkok Post, 23 de julho de 2020
Esta página está arquivada e não é mais editável. |