Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump
19 de dezembro de 2019
Na noite de hoje (18), o pedido de impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara dos Representantes. Os parlamentares aprovaram duas cláusulas, uma por abuso de poder e a outra por obstrução do Congresso.
Agora, espera-se que o Senado, de maioria republicana, vote o caso a partir de janeiro de 2020. Se dois terços do Senado for favorável, Trump será removido do cargo. Esta é a terceira vez na história dos Estados Unidos que um presidente sofre impeachment, mas nunca houve afastamentos.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, comandou a votação. O Partido Democrata tem maioria na Câmara dos Deputados e espera que ambos os artigos sejam aprovados. Os democratas alegaram que o presidente instou a Ucrânia a publicar dados sobre os principais rivais de Trump favorecendo sua campanha eleitoral e impediu o Congresso de investigar suas ações.
Em resposta, o Republicano, partido de Trump, disse que se tratava de uma "caça às bruxas". No primeiro artigo, por abuso de poder, foram 230 votos a favor e 197 contra. No segundo artigo teve 229 votos favoráveis e 198 contrários.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump— Agência Brasil, 19 de dezembro de 2019
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|