Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2019

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na noite de hoje (18), o pedido de impeachment de Donald Trump foi aprovado pela Câmara dos Representantes. Os parlamentares aprovaram duas cláusulas, uma por abuso de poder e a outra por obstrução do Congresso.

Agora, espera-se que o Senado, de maioria republicana, vote o caso a partir de janeiro de 2020. Se dois terços do Senado for favorável, Trump será removido do cargo. Esta é a terceira vez na história dos Estados Unidos que um presidente sofre impeachment, mas nunca houve afastamentos.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, comandou a votação. O Partido Democrata tem maioria na Câmara dos Deputados e espera que ambos os artigos sejam aprovados. Os democratas alegaram que o presidente instou a Ucrânia a publicar dados sobre os principais rivais de Trump favorecendo sua campanha eleitoral e impediu o Congresso de investigar suas ações.

Em resposta, o Republicano, partido de Trump, disse que se tratava de uma "caça às bruxas". No primeiro artigo, por abuso de poder, foram 230 votos a favor e 197 contra. No segundo artigo teve 229 votos favoráveis e 198 contrários.

Fontes