Câmara discute autonomia universitária e liberdade de cátedra na próxima semana

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão de Educação promove, na próxima segunda-feira (5), audiência pública para discutir autonomia universitária e liberdade de cátedra nas instituições federais.

A proposta é dos deputados Sâmia Bomfim (Psol-SP), Glauber Braga (Psol-RJ) e Ivan Valente (Psol-SP), com apoio do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Os parlamentares justificam que o princípio da “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, inscrito no artigo 207 da Constituição Federal e reiterado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estaria sendo desrespeitado pelo atual governo federal. Citam como exemplos a nomeação de reitores não incluídos nas listas formadas pelas universidades, a interferência na participação de servidores em congressos acadêmicos e medidas de cerceamento da liberdade de expressão.

Os deputados lembram ainda que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão emitiu, em 5 de março, a recomendação ao Ministério da Educação orientando o órgão a se abster de “editar qualquer ato ou ordem que determine aos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior providências para prevenir e punir atos supostamente ‘político-partidários’, à semelhança do revogado Ofício 4/21, de 7 de fevereiro de 2021”.

Foram convidados o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza; o coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Antônio Alves Neto; a presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN), Rivânia Lucia Moura de Assis; o presidente do Diretório Central dos Estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Christian Vincenzi; entre outros.

Fontes