Bush: "Irã é o principal patrocinador do terrorismo no mundo"
13 de janeiro de 2008
Durante um discurso em Abu Dhabi, capital dos Emiratos Árabes Unidos, o Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, disse que o Irã é o principal patrocinador do terrorismo do mundo e que fortalecerá suas relações militares com os países do Golfo Pérsico para poder enfrentá-lo.
Bush afirmou que o Governo do Teherán gasta "centenas de milhões de dólares" para financiar grupos terroristas como Hamás, Jihad Islâmica, além de fornecer armas ao Talibán e às tropas xiitas no Iraque.
Em seu principal discurso durante excursão pelo Oriente Médio, Bush renovou a pressão sobre o Irã. Disse que este país intimida outras nações da região com seus mísseis e discurso "belicoso", e é "uma ameaça para a paz e estabilidade de seus vizinhos".
Bush também falou da importância da democracia em uma região governada por monarquias autocráticas. Durante décadas no Oriente Médio "negou-se o desejo de liberdade e justiça ... em nome da estabilidade", disse Bush. "A democracia é a única forma de governo que trata aos indivíduos com a liberdade e igualdade que têm direito", acrescentou o presidente, que reconheceu que "houve algumas mudanças na região" neste sentido. Bush salientou que a democracia leva à paz e à estabilidade.
No decorrer de seu discuro o presidente americano também falou sobre as negociações que visam pôr fim ao conflito entre palestinos e israelenses. Disse que a criação de um estado palestino "é a melhor garantia de paz" e que contribuirá para a segurança do Golfo Pérsico. "Chegou o momento de uma Terra Santa onde palestinos e israelenses vivem em paz", acrescentou.
Autoridades árabes adotaram medidas de segurança sem precedentes em todo o país para receber o Presiente George W. Bush. Em algumas avenidas estiveram estacionadas desde as primeiras horas da manhã dezenas de veículos blindados e outros automóveis das forças especiais antiterroristas. Estas medidas são incomuns nos Emirados, uns dos países mais seguros da região e que nunca foi alvo de grupos extremistas.
A segurança foi reforçada em todos os estados árabes incluídos na excursão de Bush, principalmente depois de uma recente chamada da Al-Qaeda a seus simpatizantes para que não recebessem o presidente americano "com flores, e sim com bombas e carros-bombas".
Segundo a Marinha dos Estados Unidos, ela perseguiu lanchas iranianas que se dirigiram a três de seus navios no Estreito de Ormuz e receou-se que elas poderiam fazer ataques suicidas.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Bush dice que Irán es el "principal patrocinador del terrorismo" del mundo — 20minutos, 13 de janeiro de 2008.
Bush acusa a Irán de ser el principal patrocinador del terrorismo en el mundo — El Periódico de Catalunya, 13 de janeiro de 2008.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|