Bumba Meu Boi do Maranhão se torna Patrimônio Cultural da Humanidade
11 de dezembro de 2019
Hoje (11), o Bumba Meu Boi foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O festejo típico do Maranhão foi aprovado pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante uma reunião em Bogotá, Colômbia.
“O Bumba Meu Boi maranhense constitui um complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região”, diz nota da Unesco.
“Essa diversidade está organizada em dez polos turísticos, cada um com suas vertentes naturais, culturais e arquitetônicos. E o bumba meu boi retrata toda essa diversidade, pois congrega diversos bens associados em uma única manifestação: performances musicais e teatrais, design e artesanato. É um bem que sintetiza toda a riqueza cultural que o nosso país possui”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Fonte
- ((pt)) Fernando Fraga. Bumba Meu Boi do Maranhão se torna Patrimônio Cultural da Humanidade — Agência Brasil, 11 de dezembro de 2019, às 16h40min
Esta página está arquivada e não é mais editável. |