Brasileiros vão às urnas para votação do segundo turno

Fonte: Wikinotícias

30 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os eleitores no Brasil vão às urnas neste domingo para um segundo turno presidencial entre o atual presidente de direita Jair Bolsonaro e o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro turno da eleição no início deste mês, com a participação de 11 candidatos, foi mais próximo do que o esperado, com Lula ganhando 48% dos votos e Bolsonaro não muito atrás com 43%.

Surgiram especulações de que Bolsonaro pode não aceitar os resultados da votação de domingo se não vencer. Ele alega que as urnas eletrônicas do país estão com defeito, uma alegação que não foi fundamentada.

O mandato de Bolsonaro o viu zombar do coronavírus e da pandemia mesmo depois de contrair a doença. Vastas porções da floresta amazônica também foram destruídas durante o seu mandato.

Se Lula vencer, será uma vitória impressionante para o ex-líder do país, que foi preso em 2018 por acusações de suborno. Ele serviu 19 meses antes que o Supremo Tribunal anulasse a condenação no ano passado.

As urnas abrem às 8h00, hora local (1100GMT) e fecham às 17h00, hora local (2000GMT). O resultado da votação deve ser conhecido algumas horas após o encerramento das urnas.

Fontes