Brasil volta a ocupar presidência do Mercosul em julho

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Brasil • 10 de abril de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebe no Itamaraty o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

O Brasil ocupará novamente a presidência rotativa do Mercosul, atualmente sob responsabilidade da Argentina, a partir do mês de julho. A transferência ocorrerá durante a próxima Cúpula de Chefes de Estado do bloco sul-americano, na cidade argentina de San Juan.

De acordo com boletim do serviço de imprensa do Mercosul, os presidentes Evo Morales, da Bolívia, Sebastián Piñera, do Chile, Alan Garcia, do Peru, Álvaro Uribe, da Colômbia, e Rafael Correa, do Equador, participarão do encontro como representantes de países associados ao bloco.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também estará na cúpula. A Venezuela participa do Mercosul como Estado Parte, uma vez que o ingresso formal do país no bloco ainda depende de autorização do Congresso paraguaio.

Em dezembro do ano passado, o Brasil foi o terceiro país a autorizar a entrada da Venezuela no Mercosul, logo após a Argentina e o Uruguai. No último dia 26 de março, os senadores paraguaios rejeitaram a participação da Venezuela, mas o assunto deverá voltar à pauta de discussões. Sem a autorização dos quatro países-membros do Mercoul, a Venezuela não entrará para o bloco.

Fontes