Brasil vai emprestar energia elétrica à Argentina

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

21 de maio de 2008

O Brasil emprestará energia elétrica à Argentina entre os meses de maio e agosto deste ano. O suprimento é de caráter excepcional e interruptível e se dará por meio das interconexões de Garabi, no Rio Uruguai.

De acordo com a Resolução Normativa n.º 319, publicada na edição de hoje (21) do Diário Oficial da União, a Argentina devolverá a parcela cedida no período de setembro a novembro, de forma integral, acrescida das perdas de produtibilidade,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá comprovar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o montante a ser suprido não comprometerá a segurança eletro-energética do sistema de abastecimento brasileiro.

Brasil e Argentina definiram, em fevereiro, cronogramas para uma série de iniciativas conjuntas nas áreas espacial, energética, de defesa, transportes, ciência e de tecnologia. Os dois países também aprovaram uma seqüência de atividades para a conclusão dos estudos preliminares do complexo hidroelétrico binacional de Garabi. O calendário prevê a licitação de estudos sobre o marco regulatório entre abril e setembro deste ano, conclusão dos estudos de viabilidade entre setembro de 2009 e agosto de 2010 e conclusão do estudo ambiental e do informe de impacto ambiental entre dezembro de 2009 a março de 2011.


Fontes