Brasil vai denunciar Reino Unido por enviar lixo em contêineres destinados à exportação

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

23 de julho de 2009

O Ministério das Relações Exteriores vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos. A Delegação Permanente do Brasil em Genebra foi instruída a apresentar a denúncia, nos temos da Convenção da Basileia.

Mais de 1,4 mil toneladas de lixo foram exportadas ilegalmente do Reino Unido para o Brasil. A Agência Britânica de Meio Ambiente informou que o material será levado de volta, mas alegou, em entrevista à BBC, que as autoridades brasileiras estão retendo os contêineres com o lixo.

De acordo com o Itamaraty, um dos artigos da Convenção da Basileia estabelece que o retorno da carga ilícita ao país é de responsabilidade do exportador, no caso o Reino Unido.

O ministro Celso Amorim conversou ontem (22) com o chanceler britânico David Miliband, que se comprometeu a “dar ao assunto a importância que merece”.

A iniciativa do Itamaraty atendeu a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os contêineres, que chegaram em portos brasileiros, deveriam conter material importado por empresas brasileiras.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati