Brasil vai denunciar Reino Unido por enviar lixo em contêineres destinados à exportação
23 de julho de 2009
O Ministério das Relações Exteriores vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos. A Delegação Permanente do Brasil em Genebra foi instruída a apresentar a denúncia, nos temos da Convenção da Basileia.
Mais de 1,4 mil toneladas de lixo foram exportadas ilegalmente do Reino Unido para o Brasil. A Agência Britânica de Meio Ambiente informou que o material será levado de volta, mas alegou, em entrevista à BBC, que as autoridades brasileiras estão retendo os contêineres com o lixo.
De acordo com o Itamaraty, um dos artigos da Convenção da Basileia estabelece que o retorno da carga ilícita ao país é de responsabilidade do exportador, no caso o Reino Unido.
O ministro Celso Amorim conversou ontem (22) com o chanceler britânico David Miliband, que se comprometeu a “dar ao assunto a importância que merece”.
A iniciativa do Itamaraty atendeu a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os contêineres, que chegaram em portos brasileiros, deveriam conter material importado por empresas brasileiras.
Fontes
- Luana Lourenço. Brasil vai denunciar Reino Unido por enviar lixo em contêineres destinados à exportação — Agência Brasil, 22 de julho de 2009
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |