Brasil vai denunciar Reino Unido por enviar lixo em contêineres destinados à exportação

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

23 de julho de 2009

O Ministério das Relações Exteriores vai denunciar o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos. A Delegação Permanente do Brasil em Genebra foi instruída a apresentar a denúncia, nos temos da Convenção da Basileia.

Mais de 1,4 mil toneladas de lixo foram exportadas ilegalmente do Reino Unido para o Brasil. A Agência Britânica de Meio Ambiente informou que o material será levado de volta, mas alegou, em entrevista à BBC, que as autoridades brasileiras estão retendo os contêineres com o lixo.

De acordo com o Itamaraty, um dos artigos da Convenção da Basileia estabelece que o retorno da carga ilícita ao país é de responsabilidade do exportador, no caso o Reino Unido.

O ministro Celso Amorim conversou ontem (22) com o chanceler britânico David Miliband, que se comprometeu a “dar ao assunto a importância que merece”.

A iniciativa do Itamaraty atendeu a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os contêineres, que chegaram em portos brasileiros, deveriam conter material importado por empresas brasileiras.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati