Brasil tem 12,3 milhões de desempregados em fevereiro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

31 de março de 2020

A taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, interrompendo a queda acentuada dos dois trimestres anteriores. No total, 12,3 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. Os dados estão incluídos na PNAD Contínua publicada hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de juros trimestral ao final de novembro era de 11,2%.

Segundo a analista Adriana Beringuy, o aumento do número de desempregados reflete mudanças sazonais no mercado de trabalho, o que é considerado normal nesse período. A alta foi puxada pelos setores de construção (-4,4%), serviços domésticos (-2,4%) e administração pública (-2,3%).

“É normal que no início do ano ocorra essa interrupção, porque já vínhamos numa trajetória de taxas declinantes no fim do ano. Não tínhamos visto essa reversão em janeiro, no entanto, ela veio agora no mês de fevereiro, provocada por uma queda na quantidade de pessoas ocupadas e um aumento na procura por trabalho. A administração pública tem uma sazonalidade, pois ela dispensa pessoas no fim e no início do ano em função de términos nos contratos temporários das prefeituras, nas áreas de educação e saúde, retomando as contratações a partir de março, após a aprovação dos orçamentos municipais”, afirma Adriana.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com