Brasil pede garantia de que ações americanas se limitem ao território colombiano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

7 de agosto de 2009

O governo brasileiro quer garantias formais de que eventuais operações militares norte-americanas em território colombiano fiquem restritas ao país. Ontem (7), o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, esteve em Brasília para conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a instalação de bases militares americanas em território colombiano.

“O Brasil quer que haja transparência em todas as decisões que disserem respeito a esses temas e acredita que é fundamental que algum tipo de garantia formal, de garantia jurídica, seja dada no sentido de que eventuais operações ocorram estritamente dentro do território colombiano”, disse o porta-voz da presidência da República, Marcelo Baumbach.

O presidente Lula considerou positiva a iniciativa de Uribe de discutir o assunto, mas avaliou que as explicações recebidas não esgotaram o tema. Segundo Baumbach, Lula considera que ainda serão necessárias discussões adicionais com os países da América do Sul.

Antes de chegar ao Brasil, Álvaro Uribe passou pelo Peru, Chile, Paraguai, Uruguai e pela Bolívia para explicar a presença das bases ao presidentes de cada um desses países. Venezuela e Equador não receberam visitas por causa de divergências entre Uribe e os dois mandatários.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati