Brasil lança buscador de noticias em português

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

30 de outubro de 2007

Brasil

Os jornalistas brasileiros estão usando o buscador AchaNoticias como referência de pesquisa de conteúdos jornalísticos na internet. O site da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas - destaca o AchaNoticias na página de “sites recomendados”. É o único buscador de notícias indicado pela instituição, que integra jornalistas de todo o Brasil. ( Link da Fenaj: http://www.fenaj.org.br/links.php?sec=5 )

O sistema de busca AchaNoticias ( http://www.achanoticias.com.br ) é aberto, gratuito, fácil de usar e não exige qualquer cadastro do usuário. Possibilita achar, em um só lugar, notícias dos principais jornais, sites, agências e revistas de todos os estados brasileiros, disponíveis na internet.

Para encontrar notícias, basta escolher palavras-chave e definir uma data, desde 2002, e o sistema traz o resultado em ordem cronológica, com velocidade e precisão.

“O acesso a muitos veículos jornalísticos no mesmo ambiente, com buscas refinadas, possibilita ao leitor comparar enfoques de cada jornal, revista e site, possibilitando visão mais crítica do noticiário. É uma ferramenta muito útil também aos jornalistas e profissionais de comunicação, que podem encontrar rapidamente assuntos de interesse e fazer clippings personalizados. Em breve, o internauta também poderá comentar, avaliar e classificar as noticias. O sistema mostrará ranking das mais vistas e mais comentadas, por tema, destacando os assuntos de maior interesse dos leitores e os veículos que mais atraem audiência. Será um observatório dinâmico, crítico, colaborativo e altamente democrático de toda a imprensa", destaca o jornalista Sérgio Xavier, presidente da SX Comunicação Digital e idealizador do novo Portal. "É um projeto sintonizado com os conceitos de cultura livre, promovendo o acesso a informação e conhecimento", complementa.

Alguns recursos e inovações do AchaNoticias:

1. Possibilita que o usuário “monte” o seu próprio jornal, selecionando conteúdos de todos os veículos disponíveis e gerando uma edição que poderá ser lida na tela do computador, impressa, baixada em PDF ou enviada por e-mail.

2. O mecanismo “Meu Jornal” vai possibilitar programar a edição diária de conteúdos personalizados, contendo palavras-chaves pré-definidas, e receber automaticamente via e-mail.

3. A ferramenta “Criar Índices” (um dos mecanismos mais acessados) permite gerar resumos das edições de jornais, revistas e sites, por data (desde 2002), reduzindo o tempo de leitura e possibilitando uma visão geral dos conteúdos de cada veículo.

4. O Índice e as buscas mostram o resumo de noticias inclusive de jornais fechados. Entretanto, nesses casos, não abre a íntegra das notícias, respeitando o direito dos veículos manterem seus conteúdos disponíveis apenas para seus assinantes.

5. O sistema disponibiliza aos veículos integrados à rede um módulo de inserção de banners, que possibilita a indexação dos anúncios que aparecerão ao lado dos seus respectivos conteúdos (nos resultados das buscas, na abertura dos textos, no envio das matérias por e-mail, na impressão ou quando o usuário arquiva os conteúdos em PDF). Isso permite gerar receitas para os veículos e garantir a leitura gratuita para os internautas, democratizando o acesso a informações de qualidade na internet. Esse modelo publicitário inovador, garante associar as mensagens dos anunciantes aos conteúdos de interesse do leitor.

6. Haverá um módulo de inserção de conteúdos para produtores independentes, possibilitando democratizar a distribuição de notícias de jornalistas free-lancers, assessorias de imprensa, agências alternativas, pequenos jornais, empresas de comunicação, organizações não governamentais etc, ampliando e fortalecendo a liberdade de expressão. Este módulo será gerenciado pelo portal InterJornal (www.interjornal.com.br) também desenvolvido pela SX Comunicação Digital.

7. É 100% acessível em relação ao nível 1 de prioridade do W3C Web Content Accessibility Guidelines. A política de acessibilidade permite que usuários portadores de deficiência motora e visual consigam navegar no portal. Também é totalmente acessível por dispositivos móveis, como celulares e computadores de mão. Mesmo em fase beta (experimental), com funcionamento parcial desses mecanismos, e com alguns resultados não disponíveis para leitura integral, o AchaNoticias já registra enorme audiência.

Mecanismos já em funcionamento:

• Busca por palavra chave, por data

• Link das respostas para os respectivos veículos das notícias

• Criação de Índices e Resumos de noticias de jornais, revistas e sites (desde 2002)

• Abertura de notícia integral dos veículos gratuitos e resumos dos veículos pagos

• Busca de imagens das primeiras páginas de jornais e revistas

• Opção de enviar por e-mail, imprimir ou arquivar em PDF

• Abertura de banners publicitários em cada notícia

• Navegação 100% acessível para pessoas com deficiência

Mecanismos em fase de instalação:

• “Meu Jornal” – permite “construir” jornal personalizado, escolhendo colunas, editorias, capas e matérias contendo palavras-chaves pré-definidas, em datas escolhidas.

• ClipMail – RSS e Alertas enviados automaticamente com notícias contendo palavras chaves, escolhidas pelos usuário

• Comentários e notas oficiais – inserção de comentários de internautas e respostas ou correções emitidas por pessoas ou instituições citadas em matérias (as respostas e notas ficarão sempre anexadas às notícias originais)

• Tags, Classificações e Rankings dos usuários

• Jornalismo Colaborativo – publicação de conteúdos enviados por colaboradores

Inúmeras organizações públicas e privadas do Brasil e de outros países já utilizam o sistema AchaNoticias em intranets, portais e sistemas de Clippings, entre elas a Agência Sebrae de Noticias ( http://asn.interjornal.com.br/ ) uma das maiores agências de notícias em lingua portuguesa aberta na internet.

Fontes

www.portugaldigital.com.br