Brasil foi o único país sul-americano a aumentar a produção de petróleo bruto em 2020

Fonte: Wikinotícias
Plataforma petrolífera brasileira

27 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil foi o único país produtor de petróleo da América do Sul a relatar um aumento na produção de petróleo bruto e condensado em 2020 em comparação com 2019. Em 2020, o Brasil produziu uma média de 2,94 milhões de barris por dia (b/d) de petróleo, um aumento de mais de 150.000 b/d em média em comparação com 2019.

O Brasil aumentou sua produção de petróleo em 2020, apesar da queda na demanda global de petróleo causada pela pandemia de COVID-19. A produção de petróleo em outros países da América do Sul, como o Equador, caiu ano a ano em 2020. A maior redução foi a da Venezuela com quase 40%.

Nos últimos dois anos, a estatal brasileira Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) aumentou significativamente o número de navios de produção operando em seus campos do pré-sal para aumentar a produção de petróleo bruto. O óleo do pré-sal se refere às reservas de petróleo excepcionalmente profundas sob o oceano, sob espessas camadas de rocha e sal. A grande profundidade e pressão envolvida na produção do pré-sal apresentam obstáculos técnicos significativos. A empresa superou as dificuldades tecnológicas anteriores para perfuração em águas profundas.

A Petrobras é a principal participante nas atividades de upstream, midstream e downstream do setor de petróleo no Brasil. A empresa detinha o monopólio das atividades relacionadas ao petróleo no Brasil até 1997, quando o governo abriu o setor à concorrência.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é responsável pela emissão das licenças de pesquisa e produção e pela garantia do cumprimento da regulamentação aplicável. Em 2018, a ANP afrouxou as regras que estabelecem os percentuais mínimos de bens e serviços de origem local exigidos nos contratos de exploração e produção. Essas mudanças podem afetar significativamente o crescimento da produção de petróleo do Brasil no futuro. Os preços de equilíbrio podem cair significativamente e levar ao aumento da produção de petróleo. Os produtores viram as regras anteriores de conteúdo local do Brasil como um desincentivo ao investimento devido à cadeia de abastecimento local limitada e não competitiva, de acordo com a Business News Americas.

Fonte