Brasil escolhido para vaga rotativa do Conselho de Segurança da ONU

Fonte: Wikinotícias

12 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou nesta sexta-feira para conceder mandatos de dois anos no Conselho de Segurança de 15 nações a cinco países.

A Albânia, Brasil, Gabão, Gana e os Emirados Árabes Unidos concorreram sem oposição aos lugares disponíveis nos seus grupos regionais, e cada um obteve a maioria necessária de dois terços dos votos secretos.

Começarão os seus mandatos a 1 de Janeiro de 2022.

O conselho trata de questões de paz e segurança internacionais. Tem o poder de enviar forças de manutenção da paz para pontos problemáticos e de sancionar maus actores. Novos membros trazem diferentes experiências, perspectivas e interesses nacionais para o conselho e podem subtilmente afectar a dinâmica entre os seus membros.

O conselho tem actualmente na sua agenda várias crises do Médio Oriente, incluindo a situação e os conflitos israelo-palestinianos, na Líbia, Síria e Iémen.

Richard Gowan, director da ONU para o International Crisis Group e observador de longa data da ONU, diz que os Emiratos Árabes Unidos podem desempenhar um papel nessas áreas e noutras.

Fonte