Brasil e Ucrânia lançarão foguete juntos de Alcântara em 2010

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

2 de dezembro de 2009

Até o fim do ano que vem, Brasil e Ucrânia, devem lançar do Centro de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, o foguete Cyclone 4. Produzindo na Ucrânia, o foguete é um lançador de satélites.

O compromisso consta da declaração conjunta dos presidentes Viktor Yushchenko, da Ucrânia, e Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista coletiva Lula admitiu no entanto, que diversos problemas ambientais e sociais, como a presença de comunidades quilombolas na região, atrasaram parte no cronograma de execução do projeto.

O presidente ucraniano reafirmou importância para o país europeu de que o cronograma seja cumprido. “Quando dois presidentes se encontram, retiram complicações. Vamos fazer o primeiro lançamento em 2010 e entrar em uma etapa prática”.

Brasil e Ucrânia também firmaram um acordo de dispensa de vistos para os turistas dos dois países e negociam a criação de um voo comercial direto Brasil e Ucrânia.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati