Brasil e Jordânia assinam acordos bilaterais em diversas áreas
24 de outubro de 2008
Brasil e Jordânia firmaram ontem (23), durante encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o rei Abdullah II Ibn Al-Hussein, acordos bilaterais em diversas áreas. Na primeira visita de um chefe de Estado jordaniano ao Brasil, o rei Abdullah II destacou o fato de o encontro ocorrer em meio a “sérios desafios globais”.
“Apesar desses desafios, nossos países podem progredir, seguir em frente, fortalecendo parcerias para construir um futuro melhor”, afirmou o rei, durante o encontro com Lula no Palácio do Planalto.
Durante almoço em sua homenagem no Palácio do Itamaraty, acompanhado da esposa, a rainha Rania, de delegação governamental e de uma comitiva de empresários, o rei jordaniano afirmou que “olha para o Brasil como um líder nas negociações multilaterais”. Segundo ele, os jordanianos esperam trabalhar com o presidente Lula “para fortalecer as pontes entre os povos em todo o mundo”.
Os atos assinados incluem um acordo de cooperação econômica e comercial, que tem como objetivo expandir e diversificar as relações comerciais e de investimentos entre os dois países. O documento prevê apoio ao desenvolvimento do comércio e dos investimentos, bem como o estabelecimento de empreendimentos conjuntos.
Também estão previstas a importação e a exportação temporárias sem encargos alfandegários de itens para feiras e exibições comerciais e de recipientes e embalagens especiais retornáveis usadas em transações internacionais.
Outro acordo, de cooperação no campo do turismo, prevê o incentivo ao fluxo de turistas e à troca de informações entre Brasil e Jordânia, a fim de promover e aumentar o desenvolvimento dessa atividade entre os dois países.
Na área cultural, foi firmado acordo para troca de informações e cooperação no ensino da cultura geral dos dois países; no setor de livros e outras publicações, inclusive com intercâmbio de profissionais; entre bibliotecas e nos campos da radiodifusão, do cinema e da televisão.
Foi assinado também acordo na área científico-tecnológica, com previsão de programas e projetos de cooperação, com intercâmbio e treinamento de estudantes, peritos e cientistas.
Os dois países selaram ainda acordo na área da educação, que prevê o fortalecimento da cooperação educacional e interuniversitária, a formação e aperfeiçoamento de professores e pesquisadores, com programas de mobilidade acadêmica, e intercâmbio de estudantes, bem como de informações e experiências.
Por fim, foram assinados memorandos de cooperação jurídica em matéria penal e de entendimento para estabelecimento de consultas bilaterais, para cooperação em tecnologia agrícola e no campo marítimo; além de acordos de cooperação entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Câmara de Comércio da Jordânia e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e a Câmara de Comércio da Jordânia.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Ana Luiza Zenker. Brasil e Jordânia assinam acordos bilaterais em diversas áreas— Agência Brasil, 23 de outubro de 2008
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|