Brasil deve cooperar na criação de televisão pública no Paraguai
7 de maio de 2009
Além de tratar das reivindicações paraguaias quanto à revisão do Tratado de Itaipu, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo assinarão, nesta quinta-feira (7), em Brasília, o Memorando de Entendimento para cooperação na criação de uma televisão pública educativa no Paraguai. O Brasil tem a experiência da TV Brasil, gerida pela EBC-Empresa Brasil de Comunicação.
Lugo ainda pretende conversar com Lula sobre obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai, ligando a cidade paraguaia de Carmelo Peralta à Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, como parte do projeto de interligação dos oceanos Atlântico e Pacífico.
A integração sul-americana via Porto Murtinho encurtará em cerca de 8 mil km a distância entre a América do Sul e a Ásia, por meio dos portos chilenos de Iquique e Antofagasta. Lula e Lugo devem criar uma comissão mista bilateral para impulsionar o projeto de integração.
Em coletiva de imprensa anteontem (5), em Assunção, Lugo informou que também pretende discutir com Lula a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, em fase de licitação, sobre os estudos para interconexão ferroviária entre Cascavel, Ciudad del Este e Maria Auxiliadora e dos estudos sobre a continuidade dos estudos para as hidrovias Paraguai-Paraná e Paraná-Tietê.
Antes da reunião com o presidente Lula, Fernando Lugo visitará a Cãmara dos Deputados, o senado e o Supremo tribunal federal. Na sexta-feira, com Lula, particpará da viagem inaugural do "Trem do Pantanal", no Mato Grosso do Sul.
Fontes
- Mylena Fiori. Brasil deve cooperar na criação de televisão pública no Paraguai — Agência Brasil, 6 de maio de 2009
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |