Brasil assina acordos para fechar lixões e despoluir rios

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O Ministério do Meio Ambiente assinou três acordos de cooperação que têm como objetivos a despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia. Os contratos foram assinados nesta última segunda-feira (14), com associações setoriais.

Um deles prevê a criação de uma plataforma digital para aprimorar a gestão da qualidade da água em todo o Brasil, com instrumentos para verificação das metas de desempenho dos serviços de tratamento de efluentes. O acordo foi firmado com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Outro acordo assinado é centralizado na logística reversa de óleo lubrificante, prevendo o desenvolvimento de um aplicativo para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no país, como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.

Há também um acordo para elaboração do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos, que indicará as regiões com maior potencial para investimentos no aproveitamento do lixo como fonte de energia.

Está prevista ainda a integração de informações setoriais e de infraestrutura sobre recuperação energética, a modernização normativa e o desenvolvimento de conteúdos para a qualificação de órgãos ambientais e consórcios públicos.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit